top of page
MEU NOVO LIVRO
Textos Recentes

A Arte de Desenvolver Pessoas


Desenvolver pessoas não é apenas desenvolver novas habilidades; é o desenvolvimento da capacidade e da vontade de cada um em se adaptar. As empresas que ativamente buscam o progresso de seu pessoal sobrevivem e prosperam, pois aumentam o que chamamos de capital intelectual. As que não o fazem, normalmente são as primeiras a se dar mal, pois focam apenas no seu capital financeiro e perdem valor de mercado.

O líder tem papel fundamental na formação e no desenvolvimento de sua equipe. Como treinador permanente, ele deve levar todos a pensarem e agirem conforme a missão, a visão e os valores da empresa. A premissa básica é que a educação sempre se dará através do exemplo. Sendo assim, cabe a ele também aprimorar sua capacidade de autodesenvolvimento. Seus gestos, seus atos, suas palavras serão seguidas pelos seus colaboradores e pares em todos os setores da organização.

Desenvolver pessoas deve ser algo realizado diariamente por todos os líderes da empresa. Se você ignorar isto, pode perder sua força de trabalho ou acabar ficando com pessoas desinteressadas, descomprometidas e desmotivadas na hora em que mais precisar delas para adotar novas ideias ou fazer mudanças. Muita gente deixa o as atividades laborais por não ser treinada ou desenvolvida. Lembre-se de que ninguém nasce pronto e toda pessoa quer e merece ser desenvolvida, e isto pode representar mais do que um aumento de salário, pois conhecimento adquirido jamais poderá ser retirado.

As pesquisas recentes apontam para um fator de motivação cada vez mais comum, que é o reconhecimento e a gratidão, e não apenas um bom salário; este, deve ser justo e amplo na prática, acompanhado de um plano de carreira crescente e temporal, o que não substitui um bom plano de desenvolvimento.

Ainda o líder moderno deve ter a habilidade de transformar informação em conhecimento, hábito que se dá através da disseminação e compartilhamento diário. A comunicação ágil, fácil e direta "brinda" a sua equipe de especulações e da famosa "rádio peão", que não tem força diante das pessoas das equipes que são informadas em tempo real dos acontecimentos, das mudanças de estratégias e dos novos direcionamentos, repassados de forma transparente e segura pelo seu líder imediato, impossibilitando qualquer outra maneira não oficial de informação.

bottom of page